terça-feira, 25 de setembro de 2007
TRABALHO EM GRUPO - Compartilhamento de Informação via Intranet:
Abaixo encontra-se os slides utilizados em nossa apresentação de classe para o tema "Compartilhamento de Informação via Intranet".

Resumo da 4 aula do módulo de Tecnologia da Informação - Sistemas de Apoio à Decisão
Resumo da 4 aula do módulo de Tecnologia da Informação - 5 Turma do Curso de Pós-Graduação Intensiva - Gestão Industrial.
Nesta quarta aula, realizada em 11/09/2007, estudamos Sistemas de Apoio à Decisão.
Vimos que um sistema de informação tem valor para a empresa se ele melhora os processos de negócio e amplia sua capacidade de tomar decisões com qualidade. A horizontalização das empresas fez com que os sistemas de informação contribuam de forma significativa para a qualidade das decisões tomadas.
Os principais tipos de sistemas de apoio à decisão são: Data Warehouse, muitas vezes denominado de sistemas de Business Intelligence, que são baseados em técnicas como OLAP e Data Mining. Também há os sistemas de conhecimento e os sistemas empresariais.
O Data Warehouse e o Data Mining, visam solucionar problemas de integração de dados, que podem estar dispersos em vários sistemas de arquivo de banco de dados. O data Warehouse é um BD que armazena dados atuais e históricos de interesse do corpo gerencial da organização. Estes dados podem ser originados dentro e fora da organização. Os dados são copiados e depois formatados e consolidados de acordo com um modelo de dados comum.
Data mining usa uma variedade de técnicas para encontrar padrões escondidos e relações em grandes coleções de dados, inferindo regras para o apoio a decisões e previsões futuras.
Uma das aplicações é a coleta e de dados pessoais e informações pessoais que são combinados a partir de data mining, entretanto, esta aplicação gera uma discussão quanto a ética em se fazer o uso destas informações.
Os datas warehouse são utilizados para realizar analises de alto nível gerando padrões de tendências e também podem, prover mais detalhes sobre os dados quando requisitados.
Sistemas baseados em conhecimento utilizam-se de técnicas de raciocínio para dar apoio à tomada de decisões. É baseada em regras e adequada para tomada de decisão semi-estruturada ou não estruturada.
Os sistemas estão baseados em regras do f0rmato “se-então”.
Estratégias são utilizadas para funcionamento do sistema. Adota-se encadeamento direto ou encadeamento reverso. No encadeamento direto, o processo se baseia na analise do conjunto de regras para determinar quais delas é aplicável. Se mais de uma regra é aplicável, uma estratégia de resolução de conflitos é aplicada.
Sistemas Multi-agentes são formados por dois ou mais componentes autônomos chamados agentes inteligentes. Por autônomo, entende-se que o agente pode funcionar sem intervenção humana. O agente pode agir de forma reativa, mas também, de forma pró-ativa.
Sistemas empresariais são aqueles que se preocupam em melhorar a eficiência dos processos das organizações. Integram diversas ferramentas e disponibilizam informação nos diversos pontos da empresa onde ela se faça necessária.
Um dos sistemas empresarias em uso constante, é o ERP (Enterprise resource Planning), que são sistemas capazes de integrar as informações que circulam pela empresa em uma base de dados única. A implantação de um sistema como este requer esforço e tempo. O ERP pode agregar valor a uma empresa aumentando a eficiência de seus processos e provendo informação para tomada de decisão.
Outro sistema empresarial é o Customer Relationship Mangement (CRM), utilizado para aplicação de estratégias de manutenção e captação de clientes através do fornecimento de serviços personalizados. O CRM é ao mesmo tempo uma disciplina de negócio e tecnologia, que visa gerenciar o relacionamento com clientes.
Nesta quarta aula, realizada em 11/09/2007, estudamos Sistemas de Apoio à Decisão.
Vimos que um sistema de informação tem valor para a empresa se ele melhora os processos de negócio e amplia sua capacidade de tomar decisões com qualidade. A horizontalização das empresas fez com que os sistemas de informação contribuam de forma significativa para a qualidade das decisões tomadas.
Os principais tipos de sistemas de apoio à decisão são: Data Warehouse, muitas vezes denominado de sistemas de Business Intelligence, que são baseados em técnicas como OLAP e Data Mining. Também há os sistemas de conhecimento e os sistemas empresariais.
O Data Warehouse e o Data Mining, visam solucionar problemas de integração de dados, que podem estar dispersos em vários sistemas de arquivo de banco de dados. O data Warehouse é um BD que armazena dados atuais e históricos de interesse do corpo gerencial da organização. Estes dados podem ser originados dentro e fora da organização. Os dados são copiados e depois formatados e consolidados de acordo com um modelo de dados comum.
Data mining usa uma variedade de técnicas para encontrar padrões escondidos e relações em grandes coleções de dados, inferindo regras para o apoio a decisões e previsões futuras.
Uma das aplicações é a coleta e de dados pessoais e informações pessoais que são combinados a partir de data mining, entretanto, esta aplicação gera uma discussão quanto a ética em se fazer o uso destas informações.
Os datas warehouse são utilizados para realizar analises de alto nível gerando padrões de tendências e também podem, prover mais detalhes sobre os dados quando requisitados.
Sistemas baseados em conhecimento utilizam-se de técnicas de raciocínio para dar apoio à tomada de decisões. É baseada em regras e adequada para tomada de decisão semi-estruturada ou não estruturada.
Os sistemas estão baseados em regras do f0rmato “se-então”.
Estratégias são utilizadas para funcionamento do sistema. Adota-se encadeamento direto ou encadeamento reverso. No encadeamento direto, o processo se baseia na analise do conjunto de regras para determinar quais delas é aplicável. Se mais de uma regra é aplicável, uma estratégia de resolução de conflitos é aplicada.
Sistemas Multi-agentes são formados por dois ou mais componentes autônomos chamados agentes inteligentes. Por autônomo, entende-se que o agente pode funcionar sem intervenção humana. O agente pode agir de forma reativa, mas também, de forma pró-ativa.
Sistemas empresariais são aqueles que se preocupam em melhorar a eficiência dos processos das organizações. Integram diversas ferramentas e disponibilizam informação nos diversos pontos da empresa onde ela se faça necessária.
Um dos sistemas empresarias em uso constante, é o ERP (Enterprise resource Planning), que são sistemas capazes de integrar as informações que circulam pela empresa em uma base de dados única. A implantação de um sistema como este requer esforço e tempo. O ERP pode agregar valor a uma empresa aumentando a eficiência de seus processos e provendo informação para tomada de decisão.
Outro sistema empresarial é o Customer Relationship Mangement (CRM), utilizado para aplicação de estratégias de manutenção e captação de clientes através do fornecimento de serviços personalizados. O CRM é ao mesmo tempo uma disciplina de negócio e tecnologia, que visa gerenciar o relacionamento com clientes.
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