Resumo da 3 aula do módulo de Tecnologia da Informação - 5 Turma do Curso de Pós-Graduação Intensiva - Gestão Industrial
Nesta terceira aula, realizada em 29/08/2007, demos continuidade a importância da TI e da informação dentro do contexto empresarial, analisando e estudando a Organização da Informação.
Dado, informação e conhecimento possuem valor econômico real para pessoas e organizações, portanto é importante que, informações possam ser acessadas quando necessárias.
Há uma série de tecnologias utilizadas para se organizar a informação e entre elas destacamos:
sistemas tradicionais de arquivo, sistemas gerenciadores de bancos de dados, sistemas de data warehouse e sistemas de recuperação de informação.
Nos sistemas tradicionais, arquivos cresciam de forma desordenada conforme novas necessidades apareciam. O registro de dados era feito em muitos arquivos diferentes e, diversos programas eram elaborados para recuperação e armazenagem de novas informações.
Principais problemas com dados e informações são: isolamento, inconsistência e redundância, dificuldade de acesso, falta de integridade, atomicidade, concorrência e segurança.
Mesmo assim, muitas organizações ainda utilizam-se destes sistemas tradicionais. Isto se justifica par os casos de aplicações simples e bem definidas e em casos da não necessidade de acesso multi-usuario. Também o custo para aquisição de novos hardware e software para o desenvolvimento de sistemas de gerencia de banco de dados.
Quando da opção de transferência para um novo conceito de sistemas, devem se realizar de forma gradual, evitando prejuízos para os processos.
Banco de Dados (BDS) é uma coleção de dados inter-relacionaodos de forma lógica. Todo BDS é desenvolvido com um propósito especifico.
Sistemas de Gerencia de Banco de Dados (SGBDS) é, portanto, como uma coleção de programas que permite a criação e a gerencia de BDS, ou seja, permite a definição, construção e manipulação de BDS.
Um SGBDS é composto por uma linguagem de definição, uma linguagem de manipulação e um dicionário de dados.
SGBDS realizam o controle de redundância, compartilhamento e controle de concorrência, restrições para o suo de multi-usuário, controle de transações, beck-up e restauração, segurança e restrições de integridade.
Os SGBDS utilizam-se de diferentes modelos de representação, tais como: hierárquico, redes, relacional e orientado por objetos.
O desenvolvimento de um BDS requer pessoal especializado e antes de ser transcrito em sua linguagem, torna-se necessário a elaboração das etapas de Modelagem Conceitual, Projeto Relacional e Projeto de Implementação.
Em uma empresa, há diversos profissionais que lidam diretamente com BDS (administrador, projetista, analista de sistema e programadores de aplicação e por último, usuários finais).
Sistemas de recuperação de informações (RI) dedicam-se a representação, armazenamento, organização e acesso a itens de informação desestruturada.
Nos sistemas mais comuns de RI, disntingue-se três fases do processo: analise e indexação, consulta e por último, recuperação e apresentação.
Os RI, evoluíram de sistemas de bibliotecas tradicionais para os sistemas via WEB. No primeiro, a maior parte dos sistemas buscava citações ou referencias bibliográfica, para então realizar a procura do material impresso na própria biblioteca, enquanto que nos sistemas on-line, a procura é feita pelos textos completos e não apenas pelas referencias.
Outra diferença é que nos sistemas modernos a busca é realizada pelo usuário final, enquanto que nos sistemas tradicionais, as buscas se realizavam por meio de profissionais intermediários.Pela sua utilização e aplicação, podemos dizer que a WEB pode ser entendida como um grande banco de dados.
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
Resumo da 2 aula - Informação Empresarial
Resumo da 2 aula do módulo de Tecnologia da Informação - 5 Turma do Curso de Pós-Graduação Intensiva - Gestão Industrial
Nesta segunda aula, realizada em 28/08/2007, demos continuidade ao entendimento da importância da TI e da informação dentro do contexto empresarial.
Atualmente, as empresas já não deixam mais de entender a informação como recurso estratégico para seus negócios.
Esta importância da informação é sentida tanto para o ambiente externo (mercado, consumidores, competidores) como para o ambiente interno (processos, empregados).
Os principais impactos do bom uso da informação são: decisão, execução das atividades e aprimoramento de produtos.
Um bom sistema de informação trabalha com foco em prioridades na captura e manutenção dos tipos de informação. Estas prioridades são dividias em críticas para garantia de sua sobrevivência, mínima para a gestão e potencial, onde se busca o diferencial competitivo no mercado em que a empresa se encontra.
Toda informação é obtida de forma hierárquica, sendo dados, informação e conhecimento.
Somente ter as informações não basta, é preciso saber utiliza-las em forma de conhecimento, para que se tornem suporte para a tomada de decisões.
O processo de tomada de decisão é realizado com a diferenciação das informações em gerenciais e operacionais.
Também, sem qualidade, que garanta a confiabilidade e a sua obtenção em tem pó hábil, a informação é fraca para a tomada de decisões.
Como nada é grátis, também a informação possui seu custo de obtenção, sendo o seu custo obtido através da coleta, processamento e distribuição. O valor da informação é avaliado quanto ao seu uso final. Isto nos permite ter a “eficiência de utilização do recurso informação”.
As informações empresariais são classificadas em: estratégico, tático gerencial e operacional.
Para a sua utilização, as informações classificadas são trabalhadas por sistemas, que de forma conceitual é o processamento dos dados macros filtrados.
É importante a realização de forma sistêmica de estudos dos sistemas de informação, decorrentes de mudanças do seu papel nas empresas, a natureza da TI, caráter de suas aplicações e necessidade de planejamento de sua arquitetura.
As empresas estão cada vez mais dependentes do que os SI’s são capazes. Participação de mercado, redução de custos, desenvolvimento de novos produtos e serviços, etc.
Grandes empresas gastam cada vez mais recursos na obtenção de informações, porém muito destes recursos são perdidos decorrentes da construção ineficiente de centros onde seus bancos de dados onde não se é possível transformar a informação na base de conhecimento esperado e desejado.
Dentro da nova era da informação, torna-se necessário que as empresas apresentem-se estruturadas em redes que devem superar os limites tradicionais, minimizando se não eliminando, as barreiras de comunicação entre os diversos níveis hierárquicos e facilitando o entendimento dos diversos níveis de problemas, colaborando em sua solução.
De forma clara, o domínio e transformação da informação em conhecimento, tornam-se diferencial competitivo das empresas, melhoram sua flexibilidade no mercado, aumentando o dinamismo.
Novas tecnologias iram sempre provocar mudanças no ambiente social das empresas.
Para que estas novas tecnologias sejam implantadas de forma eficaz, torna-se necessário o envolvimento da alta e média gestão, ter competência por parte das pessoas envolvidas e adequada relação custo beneficio, além de outros. Em suma,a implantação de SIG’s tem conseqüências para trabalho, desempenho, tarefas, pessoas envolvidas e estrutura e organizacional.
Nesta segunda aula, realizada em 28/08/2007, demos continuidade ao entendimento da importância da TI e da informação dentro do contexto empresarial.
Atualmente, as empresas já não deixam mais de entender a informação como recurso estratégico para seus negócios.
Esta importância da informação é sentida tanto para o ambiente externo (mercado, consumidores, competidores) como para o ambiente interno (processos, empregados).
Os principais impactos do bom uso da informação são: decisão, execução das atividades e aprimoramento de produtos.
Um bom sistema de informação trabalha com foco em prioridades na captura e manutenção dos tipos de informação. Estas prioridades são dividias em críticas para garantia de sua sobrevivência, mínima para a gestão e potencial, onde se busca o diferencial competitivo no mercado em que a empresa se encontra.
Toda informação é obtida de forma hierárquica, sendo dados, informação e conhecimento.
Somente ter as informações não basta, é preciso saber utiliza-las em forma de conhecimento, para que se tornem suporte para a tomada de decisões.
O processo de tomada de decisão é realizado com a diferenciação das informações em gerenciais e operacionais.
Também, sem qualidade, que garanta a confiabilidade e a sua obtenção em tem pó hábil, a informação é fraca para a tomada de decisões.
Como nada é grátis, também a informação possui seu custo de obtenção, sendo o seu custo obtido através da coleta, processamento e distribuição. O valor da informação é avaliado quanto ao seu uso final. Isto nos permite ter a “eficiência de utilização do recurso informação”.
As informações empresariais são classificadas em: estratégico, tático gerencial e operacional.
Para a sua utilização, as informações classificadas são trabalhadas por sistemas, que de forma conceitual é o processamento dos dados macros filtrados.
É importante a realização de forma sistêmica de estudos dos sistemas de informação, decorrentes de mudanças do seu papel nas empresas, a natureza da TI, caráter de suas aplicações e necessidade de planejamento de sua arquitetura.
As empresas estão cada vez mais dependentes do que os SI’s são capazes. Participação de mercado, redução de custos, desenvolvimento de novos produtos e serviços, etc.
Grandes empresas gastam cada vez mais recursos na obtenção de informações, porém muito destes recursos são perdidos decorrentes da construção ineficiente de centros onde seus bancos de dados onde não se é possível transformar a informação na base de conhecimento esperado e desejado.
Dentro da nova era da informação, torna-se necessário que as empresas apresentem-se estruturadas em redes que devem superar os limites tradicionais, minimizando se não eliminando, as barreiras de comunicação entre os diversos níveis hierárquicos e facilitando o entendimento dos diversos níveis de problemas, colaborando em sua solução.
De forma clara, o domínio e transformação da informação em conhecimento, tornam-se diferencial competitivo das empresas, melhoram sua flexibilidade no mercado, aumentando o dinamismo.
Novas tecnologias iram sempre provocar mudanças no ambiente social das empresas.
Para que estas novas tecnologias sejam implantadas de forma eficaz, torna-se necessário o envolvimento da alta e média gestão, ter competência por parte das pessoas envolvidas e adequada relação custo beneficio, além de outros. Em suma,a implantação de SIG’s tem conseqüências para trabalho, desempenho, tarefas, pessoas envolvidas e estrutura e organizacional.
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Resumo da 1 aula do módulo de Técnologia da Informação - Introdução à Sistemas de Informação.
Resumo da 1 aula do módulo de Técnologia da Informação - 5 Turma do Curso de Pós-Graduação Intensiva - Gestão Industrial.
Nesta primeira aula, realizada em 27/08/2007, iniciamos nossos estudos com a Introdução à Sistemas de Informação.
É difícil imaginar a realização dos processos empresarias sem o uso de sistemas de informação.
Todo sistema, usando ou não recursos de Tecnologia da Informação, que manipula e gera informação pode ser genericamente considerado Sistema de Informação.
Como conceito, podemos entender informação como todo dado trabalhado útil, tratado, com valor significativo atribuído ou agregado a ele e comum num sentido natural e lógico para quem usa a informação. Quando a informação é “trabalhada”, pode ser chamada de conhecimento.
As informações apresentam-se em grande volume atualmente, disponibilizadas nos mais diversos meios de comunicação.
Os sistemas de informação podem contribuir significativamente para a solução de muitos problemas empresariais e tem como maior objetivo auxiliar os processos de tomada de decisões na empresa.
Os benefícios providos pelos sistemas de informação são muitos, tanto para empresas como para as pessoas a elas vinculadas, sejam do publico interno, sejam clientes.
A criatividade e a imaginação na solução de problemas é um fator que pode diferenciar a empresa de seus concorrentes. Ela envolve a capacidade de originar ou gerar novas idéias ou abordagens para agregar valores aos serviços e produtos.
A tecnologia e os avanços em suas capacidades oferecem um maior número de alternativas de decisões aos negócios e às organizações de todos os tamanhos.
Já se passou a Revolução Industrial e a de Tecnologia.
Agora, o mundo encontra—se na era revolução do conhecimento.
Informação e conhecimento serão diferenciais de empresas e profissionais.
Empresas que detiverem organizarem, dominarem e valorizarem a informação e o conhecimento do meio ambiente interno e externo em que estiverem envolvidas terá maiores condições de competitividade nos negócios.
Todo sistema de informação possui um ciclo de vida semelhante aos de seres humanos, obedecendo aos princípios vitais de concepção, crescimento (construção, implantação, implementações, maturidade), morte (declínio, manutenção, morte).
Ver também: pt.wikipedia.org/wiki/Sistemas_de_Informação
Nesta primeira aula, realizada em 27/08/2007, iniciamos nossos estudos com a Introdução à Sistemas de Informação.
É difícil imaginar a realização dos processos empresarias sem o uso de sistemas de informação.
Todo sistema, usando ou não recursos de Tecnologia da Informação, que manipula e gera informação pode ser genericamente considerado Sistema de Informação.
Como conceito, podemos entender informação como todo dado trabalhado útil, tratado, com valor significativo atribuído ou agregado a ele e comum num sentido natural e lógico para quem usa a informação. Quando a informação é “trabalhada”, pode ser chamada de conhecimento.
As informações apresentam-se em grande volume atualmente, disponibilizadas nos mais diversos meios de comunicação.
Os sistemas de informação podem contribuir significativamente para a solução de muitos problemas empresariais e tem como maior objetivo auxiliar os processos de tomada de decisões na empresa.
Os benefícios providos pelos sistemas de informação são muitos, tanto para empresas como para as pessoas a elas vinculadas, sejam do publico interno, sejam clientes.
A criatividade e a imaginação na solução de problemas é um fator que pode diferenciar a empresa de seus concorrentes. Ela envolve a capacidade de originar ou gerar novas idéias ou abordagens para agregar valores aos serviços e produtos.
A tecnologia e os avanços em suas capacidades oferecem um maior número de alternativas de decisões aos negócios e às organizações de todos os tamanhos.
Já se passou a Revolução Industrial e a de Tecnologia.
Agora, o mundo encontra—se na era revolução do conhecimento.
Informação e conhecimento serão diferenciais de empresas e profissionais.
Empresas que detiverem organizarem, dominarem e valorizarem a informação e o conhecimento do meio ambiente interno e externo em que estiverem envolvidas terá maiores condições de competitividade nos negócios.
Todo sistema de informação possui um ciclo de vida semelhante aos de seres humanos, obedecendo aos princípios vitais de concepção, crescimento (construção, implantação, implementações, maturidade), morte (declínio, manutenção, morte).
Ver também: pt.wikipedia.org/wiki/Sistemas_de_Informação
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