quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Resumo da 1 aula do módulo de Técnologia da Informação - Introdução à Sistemas de Informação.

Resumo da 1 aula do módulo de Técnologia da Informação - 5 Turma do Curso de Pós-Graduação Intensiva - Gestão Industrial.

Nesta primeira aula, realizada em 27/08/2007, iniciamos nossos estudos com a Introdução à Sistemas de Informação.
É difícil imaginar a realização dos processos empresarias sem o uso de sistemas de informação.
Todo sistema, usando ou não recursos de Tecnologia da Informação, que manipula e gera informação pode ser genericamente considerado Sistema de Informação.
Como conceito, podemos entender informação como todo dado trabalhado útil, tratado, com valor significativo atribuído ou agregado a ele e comum num sentido natural e lógico para quem usa a informação. Quando a informação é “trabalhada”, pode ser chamada de conhecimento.
As informações apresentam-se em grande volume atualmente, disponibilizadas nos mais diversos meios de comunicação.
Os sistemas de informação podem contribuir significativamente para a solução de muitos problemas empresariais e tem como maior objetivo auxiliar os processos de tomada de decisões na empresa.
Os benefícios providos pelos sistemas de informação são muitos, tanto para empresas como para as pessoas a elas vinculadas, sejam do publico interno, sejam clientes.
A criatividade e a imaginação na solução de problemas é um fator que pode diferenciar a empresa de seus concorrentes. Ela envolve a capacidade de originar ou gerar novas idéias ou abordagens para agregar valores aos serviços e produtos.
A tecnologia e os avanços em suas capacidades oferecem um maior número de alternativas de decisões aos negócios e às organizações de todos os tamanhos.
Já se passou a Revolução Industrial e a de Tecnologia.
Agora, o mundo encontra—se na era revolução do conhecimento.
Informação e conhecimento serão diferenciais de empresas e profissionais.
Empresas que detiverem organizarem, dominarem e valorizarem a informação e o conhecimento do meio ambiente interno e externo em que estiverem envolvidas terá maiores condições de competitividade nos negócios.
Todo sistema de informação possui um ciclo de vida semelhante aos de seres humanos, obedecendo aos princípios vitais de concepção, crescimento (construção, implantação, implementações, maturidade), morte (declínio, manutenção, morte).
Ver também: pt.wikipedia.org/wiki/Sistemas_de_Informação

Nenhum comentário: