sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Resumo da 3 aula do módulo de Tecnologia da Informação - Organização da Informação

Resumo da 3 aula do módulo de Tecnologia da Informação - 5 Turma do Curso de Pós-Graduação Intensiva - Gestão Industrial

Nesta terceira aula, realizada em 29/08/2007, demos continuidade a importância da TI e da informação dentro do contexto empresarial, analisando e estudando a Organização da Informação.
Dado, informação e conhecimento possuem valor econômico real para pessoas e organizações, portanto é importante que, informações possam ser acessadas quando necessárias.
Há uma série de tecnologias utilizadas para se organizar a informação e entre elas destacamos:
sistemas tradicionais de arquivo, sistemas gerenciadores de bancos de dados, sistemas de data warehouse e sistemas de recuperação de informação.
Nos sistemas tradicionais, arquivos cresciam de forma desordenada conforme novas necessidades apareciam. O registro de dados era feito em muitos arquivos diferentes e, diversos programas eram elaborados para recuperação e armazenagem de novas informações.
Principais problemas com dados e informações são: isolamento, inconsistência e redundância, dificuldade de acesso, falta de integridade, atomicidade, concorrência e segurança.
Mesmo assim, muitas organizações ainda utilizam-se destes sistemas tradicionais. Isto se justifica par os casos de aplicações simples e bem definidas e em casos da não necessidade de acesso multi-usuario. Também o custo para aquisição de novos hardware e software para o desenvolvimento de sistemas de gerencia de banco de dados.
Quando da opção de transferência para um novo conceito de sistemas, devem se realizar de forma gradual, evitando prejuízos para os processos.
Banco de Dados (BDS) é uma coleção de dados inter-relacionaodos de forma lógica. Todo BDS é desenvolvido com um propósito especifico.
Sistemas de Gerencia de Banco de Dados (SGBDS) é, portanto, como uma coleção de programas que permite a criação e a gerencia de BDS, ou seja, permite a definição, construção e manipulação de BDS.
Um SGBDS é composto por uma linguagem de definição, uma linguagem de manipulação e um dicionário de dados.
SGBDS realizam o controle de redundância, compartilhamento e controle de concorrência, restrições para o suo de multi-usuário, controle de transações, beck-up e restauração, segurança e restrições de integridade.
Os SGBDS utilizam-se de diferentes modelos de representação, tais como: hierárquico, redes, relacional e orientado por objetos.
O desenvolvimento de um BDS requer pessoal especializado e antes de ser transcrito em sua linguagem, torna-se necessário a elaboração das etapas de Modelagem Conceitual, Projeto Relacional e Projeto de Implementação.
Em uma empresa, há diversos profissionais que lidam diretamente com BDS (administrador, projetista, analista de sistema e programadores de aplicação e por último, usuários finais).
Sistemas de recuperação de informações (RI) dedicam-se a representação, armazenamento, organização e acesso a itens de informação desestruturada.
Nos sistemas mais comuns de RI, disntingue-se três fases do processo: analise e indexação, consulta e por último, recuperação e apresentação.
Os RI, evoluíram de sistemas de bibliotecas tradicionais para os sistemas via WEB. No primeiro, a maior parte dos sistemas buscava citações ou referencias bibliográfica, para então realizar a procura do material impresso na própria biblioteca, enquanto que nos sistemas on-line, a procura é feita pelos textos completos e não apenas pelas referencias.
Outra diferença é que nos sistemas modernos a busca é realizada pelo usuário final, enquanto que nos sistemas tradicionais, as buscas se realizavam por meio de profissionais intermediários.Pela sua utilização e aplicação, podemos dizer que a WEB pode ser entendida como um grande banco de dados.

Nenhum comentário: