sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Resumo da 2 aula - Informação Empresarial

Resumo da 2 aula do módulo de Tecnologia da Informação - 5 Turma do Curso de Pós-Graduação Intensiva - Gestão Industrial

Nesta segunda aula, realizada em 28/08/2007, demos continuidade ao entendimento da importância da TI e da informação dentro do contexto empresarial.
Atualmente, as empresas já não deixam mais de entender a informação como recurso estratégico para seus negócios.
Esta importância da informação é sentida tanto para o ambiente externo (mercado, consumidores, competidores) como para o ambiente interno (processos, empregados).
Os principais impactos do bom uso da informação são: decisão, execução das atividades e aprimoramento de produtos.
Um bom sistema de informação trabalha com foco em prioridades na captura e manutenção dos tipos de informação. Estas prioridades são dividias em críticas para garantia de sua sobrevivência, mínima para a gestão e potencial, onde se busca o diferencial competitivo no mercado em que a empresa se encontra.
Toda informação é obtida de forma hierárquica, sendo dados, informação e conhecimento.
Somente ter as informações não basta, é preciso saber utiliza-las em forma de conhecimento, para que se tornem suporte para a tomada de decisões.
O processo de tomada de decisão é realizado com a diferenciação das informações em gerenciais e operacionais.
Também, sem qualidade, que garanta a confiabilidade e a sua obtenção em tem pó hábil, a informação é fraca para a tomada de decisões.
Como nada é grátis, também a informação possui seu custo de obtenção, sendo o seu custo obtido através da coleta, processamento e distribuição. O valor da informação é avaliado quanto ao seu uso final. Isto nos permite ter a “eficiência de utilização do recurso informação”.
As informações empresariais são classificadas em: estratégico, tático gerencial e operacional.
Para a sua utilização, as informações classificadas são trabalhadas por sistemas, que de forma conceitual é o processamento dos dados macros filtrados.
É importante a realização de forma sistêmica de estudos dos sistemas de informação, decorrentes de mudanças do seu papel nas empresas, a natureza da TI, caráter de suas aplicações e necessidade de planejamento de sua arquitetura.
As empresas estão cada vez mais dependentes do que os SI’s são capazes. Participação de mercado, redução de custos, desenvolvimento de novos produtos e serviços, etc.
Grandes empresas gastam cada vez mais recursos na obtenção de informações, porém muito destes recursos são perdidos decorrentes da construção ineficiente de centros onde seus bancos de dados onde não se é possível transformar a informação na base de conhecimento esperado e desejado.
Dentro da nova era da informação, torna-se necessário que as empresas apresentem-se estruturadas em redes que devem superar os limites tradicionais, minimizando se não eliminando, as barreiras de comunicação entre os diversos níveis hierárquicos e facilitando o entendimento dos diversos níveis de problemas, colaborando em sua solução.
De forma clara, o domínio e transformação da informação em conhecimento, tornam-se diferencial competitivo das empresas, melhoram sua flexibilidade no mercado, aumentando o dinamismo.
Novas tecnologias iram sempre provocar mudanças no ambiente social das empresas.
Para que estas novas tecnologias sejam implantadas de forma eficaz, torna-se necessário o envolvimento da alta e média gestão, ter competência por parte das pessoas envolvidas e adequada relação custo beneficio, além de outros. Em suma,a implantação de SIG’s tem conseqüências para trabalho, desempenho, tarefas, pessoas envolvidas e estrutura e organizacional.

Nenhum comentário: